[QUADRINHOS] Frank Cho e os bastidores de uma capa do Quarteto Fantástico

Não, dessa vez Frank Cho não está envolvido em nenhuma capa polêmica, como as que ele fez estreladas pela Spider-Gwen e a Mulher-Maravilha. Hoje temos uma amostra do processo criativo do artista, que mostrou recentemente em seu site oficial os estágios de criação de uma capa que fez.

Trata-se da capa de Fantastic Four #608, estrelada pela Mulher Invisível, Tempestade e Shuri, na época substituindo seu irmão T’Challa como Pantera Negra. Leia abaixo algumas considerações de Cho a respeito da criação da capa:

fantastic four 608 creative process by frank choEncontrei estes em minha velha pasta de rascunhos. Tenho montanhas deles espalhadas no meu estúdio. Geralmente deixo minhas filhas usarem os papéis de rascunho antigos para desenharem. Reciclar é o mantra aqui em casa. 🙂

Enfim, tem uma história de bastidores engraçada sobre esta capa de Fantastic Four #608. Mostrei minha ideia original para o meu editor (à esquerda) que a aprovou na hora. Conforme eu desenhava a capa, achei a coisa toda meio “caída” e não fiquei feliz com ela. Daí desenhei outra versão da ideia para a capa (no centro) mas ainda achei “caída”. Achei a segunda versão pior que a primeira – as personagens estavam rígidas e tudo estava desajeitado. Quando mais eu tentava corrigir pior ficava. Foi um pesadelo.

Então eu me afastei do desenho. O abandonei completamente. Na verdade enfiei os dois rascunhos numa pilha de rascunhos antigos e tentei apagá-los da memória. Alguns dias depois, voltei e comecei do zero. E a versão final da capa nasceu. (à direita)

Às vezes a melhor forma de fazer arte é abandonar o que estava fazendo e começar do zero.

Abaixo a versão final da arte, colorida por Jason Keith:

fantastic four 608 by frank cho

Deixe um comentário